Portal Jornal do Brás - A serviço das Tradições da Região

Domingo, 25 de julho de 2021
MENU

Educação

A EPG Prof. Edson Nunes Malecka de Guarulhos é a primeira a receber um laboratório de ciências

Uma escola de destaque

169
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Criada em 13 de junho de 1988, recebeu o nome de um importante professor de Português e Inglês, a Escola Pública de Guarulhos – Prof. Edson Nunes Malecka, de educação infantil, ensino fundamental, educação especial e classe bilíngue português-Libras para surdos. Atende 1400 alunos dos bairros de Ponte Alta, Santa Paula e Anita Garibaldi.


Em 2020 foi selecionada como uma das 100 organizações educativas que integrarão o Programa “Escolas 2030: Caminhos para a educação integral e transformadora”, no Brasil.


O programa global Escolas2030 buscará avaliar, desenvolver e disseminar boas práticas para a educação de qualidade de crianças e jovens, tendo como referência o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4), em 10 países, ao longo de uma década.


“Nossa escola atende aos critérios de elegibilidade: inovação, vulnerabilidade, grupos de transição e compromisso com o programa, e também aos cinco critérios de inovação definidos pelo Ministério da Educação (MEC): gestão, currículo, ambiente, metodologia e Intersetorialidade, entre outros quesitos” explica o Diretor Prof. Manoel


“Pretendemos garantir uma educação integral e transformadora para todos e todas!” completa.

O que é o ODS4?
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 busca assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

 

  • A primeira escola da rede pública a ter um laboratório de ciências

 

Sempre buscando envolver outras instituições públicas e privadas à escola, conseguiu no dia 29 de junho, inaugurar o Laboratório de Ciências. Fruto da parceria com Rotary Club de Guarulhos Norte, que em 2017, na presidência da Rosemary Hammer, que motivada pelo Projeto Portas Abertas, promovido pela Gov. Doris Pittigliani Pestana do Rotary Brás, em parceria com Secretaria de Educação do Estado se São Paulo, visava a adoção afetiva das escolas públicas.


Foram quatro anos de trabalho, parceria e engajamento de todos os Presidentes do Clube de Rotary Guarulhos Norte: Cristina Mariano (2018/2019), Edgar se Souza (2019/2020), Nini Isabel Arrien Fernandes (2020/2021); que se mantiveram fiéis ao projeto, levantando recursos, superando os obstáculos e buscando parceria. A Secretaria de Educação e PROGUARU apoiaram o projeto.

É o primeiro laboratório da rede pública escolar da região. Completo, dará oportunidade de aulas práticas experimentais e estudos avançados em temas instigantes: Vida e evolução, matéria e energia, terra e universo. Completando o aprendizado teórico.

(Nos anos iniciais, são 15,7% das escolas com laboratórios. O problema limita não apenas o ensino de física, mas o de química e de biologia, além de reduzir a capacidade das escolas para oferecer um ensino interdisciplinar, conforme a orientação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB).)

"É necessário ter espaço que permita ao aluno descobrir e inventar o seu saber”.
Suzi Matias, Presidente Rotary Brás

Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Portal Jornal do Brás no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!