Portal Jornal do Brás - A serviço das Tradições da Região

Domingo, 23 de janeiro de 2022
MENU

Geral

Coluna Pet

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Prezados e queridos leitores e tutores. Sejam bem-vindos. Hoje estaremos comentando e informando sobre algumas das doenças que acometem os cães e a prevenção pelas vacinas. Às principais vacinas são:

1. Vacina polivalente (V10 ou V11 ouV12) que protege contra:

1.1.) CINOMOSE: é uma infecção grave, provocada por vírus e altamente contagiosa, principalmente para filhotes. Também acomete cães adultos. Pode serfatal. Sintomas: inapetência, conjuntivite,pneumonia, vômitos, desidratação, convulsão e paralisia.

1.2) PARVOVIROSE: é uma infecção altamente contagiosa, causada por vírus. transmitida por contágio direto de animais doentes para sadios e ambientes contaminados. Provoca vômitos intensos e diarréia hemorrágica intensa. É FATAL.

1.3) LEPTOSPIROSE: é uma infecção causada por uma bactéria (Leptospira), transmitida pela urina de ratos. Acomete o fígado e rins (pele e mucosas amareladas). É uma zoonose e pode ser transmitida ao ser humano.

1.4) HEPATITE INFECCIOSA CANINA: é causada por um vírus, acomete filhotes e adultos. Transmitida por animais, objetos, e urina e fezes contaminadas.

1.5) ADENOVIRUS TIPO 1 e 2: (agente viral da Tosse dos Canis). Causada por vírus e transmitida por aerossóis. Sintomas de tosse intensa que pode causar broncopneumonia. Atinge principalmente animais debilitados.

1.6) PARAINFLUENZA: provocada por vírus que afeta o sistema respiratório, causando espirros, tosse e pneumonia.

1.7) CORONAVIROSE: causada por vírus que acomete o trato gastro intestinal provocando diarréia fétida e intensa. Não confundir com Corona vírus humano. Os sintomas são diferentes. Esta vacina deve ser aplicada em filhotes em 3 doses. A 1a dose com a idade de 42 dias. A 2a dose com a idade de 63 dias e a 3a dose com idade de 84 dias.

Os filhotes, nessa fase de idade NÃO devem ter acesso á rua, até que o esquema de vacinação esteja completo. A vacina deve ser aplicada ANUALMENTE em uma dose única. ATENÇÃO: devem ser vacinados somente os animais em bom estado de saúde. O Médico Veterinário é o único profissional competente e autorizado pelos órgãos oficiais municipais, estaduais e federais para realizar o exame no animal e aplicar as vacinas.Encerramos nossos comentários, desejando que todos, tutores e tutelados(gatinhos e cãezinhos), tenham um FelizNatal, um Fim de Ano com muita Saúde eque possamos realizar nossos melhores desejos.

Dr. Luiz Fernando.
CRMV-SP 1034.
F: 97617 8565

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!