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Domingo, 17 de outubro de 2021
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Educação

Escola Estadual Eduardo Prado faz melhorias estruturais para receber alunos

A Escola Estadual Eduardo Prado aproveitou os recursos concedidos pelo governo

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A Escola Estadual Eduardo Prado aproveitou os recursos concedidos pelo governo por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista (PDDE Paulista) para realizar melhorias estruturais e se preparar para a volta gradativa dos alunos às aulas presenciais.


Entre as reformas, estão a revitalização da biblioteca e dos sanitários, pintura interna e externa, troca de iluminação e melhorias na quadra poliesportiva, deixaram a escola com cara nova. A escola teve também o apoio financeiro do Rotary Club São Paulo Brás e parceiros.


“A escola não parou com a ausência dos alunos. A iniciativa do governo nos ajudou muito e conseguimos mudar muita coisa na escola para seguirmos todos os protocolos de segurança.
Agora, com a equipe inteira voltando, focaremos ainda mais no lado pedagógico da instituição”, afirmou a vice diretora, Ana de Sousa Gomes Guilhotti ao Jornal do Brás.

Segundo a vice diretora Guilhotti, apesar da participação da família na educação das crianças ainda ser baixa, a escola busca orientar os pais e responsáveis ao acesso a plataforma digital, e permitindo que as famílias que tenham dificuldade de conexão utilizem a sala de mídia da escola, permitindo assim que os alunos possam completar suas atividades e fazerem as provas on-line.

“ É pouca a participação da família, mesmo com a tecnologia [disponível]. Muitos conseguiram fazer [a prova] pelo celular, outros não”, disse a vice diretora.

Para a executiva, a educação segue sendo uma prioridade mesmo durante a pandemia. Atualmente, a E.E. Eduardo Prado tem recebido uma média de 150 alunos por dia para as aulas presenciais.

“Como vamos colocar os alunos de volta na escola? A educação precisa ser uma prioridade, caso contrário, o que será do nosso País daqui cinco anos? Temos educadores com garra e é possível, sim, ter um bom nível de qualidade de ensino. O que falta é a didática”, completou Ana Guilhotti.

De acordo com Suzi Matias Damasceno, atual presidente do Rotary Club Brás e que assumiu a educação como uma das principais diretrizes de seu mandato, o contato do aluno com o professor é fundamental, principalmente no ensino básico.

“A aula presencial traz o toque humano no aprender, coisa que a tecnologia nunca vai conseguir substituir. Sem a sala de aula, a educação ficará falha”, disse.

Para a presidente do Rotary Club Brás, existem três pilares importantes para tratar sobre o tema.

“O primeiro pilar é a família. Se a família não tem interesse que a criança tenha uma condição de vida diferenciada, profissional e social, é difícil gerar engajamento por parte dos alunos. É importante que os parentes e responsáveis participem das interações com a escola e incentivem a criança”, afirmou Damasceno.

O segundo pilar, segundo a executiva, é a estrutura escolar. “A instituição de ensino precisa ser acolhedora e segura, um lugar que a criança tenha prazer em ir. Já o terceiro pilar diz respeito ao corpo docente. O professor entusiasmado, que ama o que faz, transforma a criança em um ser humano melhor”, disse Damasceno, comentando, ainda, que parte desse entusiasmo também tem que vir da coordenação e direção da escola.

“O suporte e apoio ao professor faz uma imensa diferença. É uma direção engajadora que dá voz e permite que o profissional traga e realize ideias”, afirmou.

Para a professora Ana Maria Segobi outro ponto importante para a região é o tato no trato de alunos estrangeiros. “Se não houver um dedicação especial a alfabetização das crianças estrangeiras, todo o ensino será comprometido.

Lembrando que hoje mais de 50% por alunos do Eduardo Prado são estrangeiros ou filhos de estrangeiros, que em geral, no lar mantém o idioma de origem”, disse Segobi.

A EE Eduardo Prado fica na rua Almirante Barroso, 225 – Brás. Mais informações pelo telefone (11) 2694.2045




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