Portal Jornal do Brás - A serviço das Tradições da Região

Segunda, 29 de novembro de 2021
MENU

Geral

GOLPES DE FIM DE ANO

CUIDADO PARA NÃO CAIR EM ARMADILHAS

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Por conta da proximidade das festividades e do 13º salário caindo na conta, as pessoas estão mais propensas a gastar. É aí que está o perigo. Os estelionatários estão de olho nesta circulação maior de dinheiro e prontos para fazer novas vítimas. É preciso redobrar a atenção para não ser enganado, já que de fato os registros desse crime aumentam nessa época do ano no país. De acordo com dados das polícias civis de todo território nacional, a cada hora cerca de 98 brasileiros são vítimas de estelionato. 
Anúncios falsos, cartão clonado e o golpe da maquininha estão entre as fraudes mais aplicadas pelas quadrilhas. 

  É importante saber como agem os falsários para ajudar na prevenção. O golpe do visor da maquininha quebrada foi um dos mais usados em 2021 e merece atenção. O cliente jamais deve aceitar digitar a senha em uma máquina em que o valor cobrado não esteja visível. Ainda dentro desta modalidade com as maquininhas,tem o golpe que usa a aproximação do cartão, que ocorre principalmente em locais de grande movimento de pessoas. Os criminosos se aproximam da bolsa ou carteira da vítima e debitam o valor sem ela perceber. Uma dica para se precaver é desabilitar essa função no aplicativo quando não estiver em uso.

As compras on-line também exigem cuidados para não cair em furada com anúncios falsos. Os criminosos usam a tentação pelo preço mais baixo como isca para atrair as vítimas Desconfie sempre, nunca clique em links com descontos fantasiosos e não compartilhe seus dados e senhas. 

Durante as compras físicas, fique atento para não ter o cartão clonado. O golpe, apesar de antigo, ainda é muito comum. Golpistas ficam de olho na senha digitada e nos dados do cartão. Com a chegada do período de festas, os criminosos aproveitam a maior circulação de consumidores nos centros de compras para agir. Na hora de pagar a conta tenha certeza que ninguém copiou os números digitados.

Então, em geral, a dica é redobrar a atenção  para evitar prejuízos financeiros e aborrecimentos na melhor época do ano!

Delegado Palumbo, policial civil e vereador     

Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Portal Jornal do Brás no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!