Portal Jornal do Brás - A serviço das Tradições da Região

Domingo, 23 de janeiro de 2022
MENU

Geral

Ladrões aproveitam férias de verão para assaltar residências

Ruas menos movimentadas e muitos imóveis vazios, cenário perfeito que atrai a atenção dos criminosos nesta época do ano.

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Ruas menos movimentadas e muitos imóveis vazios, cenário perfeito que atrai a atenção dos criminosos nesta época do ano. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, roubo a residências é o sexto tipo de crime que mais acontece em São Paulo, com crescimento evidente entre os meses de dezembro e janeiro.

As tentativas de arrombamento a residências e estabelecimentos nas grandes cidades tendem a aumentar cerca de 15%. A estimativa preocupante tem como referência uma das maiores empresas de monitoramento de alarmes do país.

Então, o meu alerta, no último mês do ano, é que você tome medidas preventivas para proteger o patrimônio antes de colocar o pé na estrada. Uma das primeiras recomendações é evitar aquele antigo truque de deixar a luz acesa durante todo o dia.

Isso indica que a casa está vazia. Prefira os sistemas de acionamento automático de luzes. Outra dica simples para quem mora em casa é desligar a campainha quando viajar. Assim você deixa o criminoso em dúvida se há alguém na residência. Instalar dispositivos de segurança como câmeras, sensores de presença e alarmes é importante.

Neste período do ano, a união dos moradores também é uma maneira de proteger residências e comércio. É valido montar grupos no celular para avisar quando perceberem alguma movimentação suspeita na vizinhança e acionar a polícia militar.

E em tempos de redes sociais, recomendo só colocar fotos de viagens, após retornar do passeio. Isso evita que criminosos possam acompanhar a rotina da família e usar essas informações para arrombar seu imóvel. Vale sempre dar uma última revisada nos trincos das janelas e portas antes de sair.

Pode parecer óbvio, mas cuidados simples evitam grandes transtornos e aborrecimentos. Se o checklist de segurança do seu lar está em dia, é hora do merecido descanso com familiares e amigos. Aproveito para desejar aos leitores boas festas, boas férias e até a próxima!

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!